Ficha Técnica e sua importância no controle de produção da confecção

A ficha técnica pode ser considerada o coração de uma empresa de confecção, onde é centralizado todas as informações do produto, desde as matérias primas (ex: aviamentos e tecidos) até o detalhamento dos processos individualizados um a um. Com uma ficha técnica completa e bem feita é possível se obter o preço de custo e de preço de venda a partir da margem de lucro pretendida.

 

Uma ficha técnica inexistente, incompleta ou mal feita pode acarretar em diversos problemas tais como:

1-Problemas no processo de fabricação;

2-Problemas no setor de suprimentos, como falta ou sobra de matérias primas e acessórios;

3-Atraso na entrega de pedidos e faturamentos;

4-Produção em tamanho e cores errados;

5-Complexibilidade e morosidade em pagamentos de facções.

6-E os dois principais problemas que isto pode e certamente vão gerar para a confecção são prejuízos ou baixas significativas no lucro.

E para se centralizar todas essa informações de maneira prática e confiável se faz necessário a utilização de um bom sistema ERP que possua um módulo completo de ficha técnica.
A seguir irei demonstrar os principais atributos de uma ficha técnica dentro do sistema de confecção Rz PCP Confecção:

1.Matérias Primas (Insumos):
Neste local você informa as grades e cores que sua mercadoria será produzida e mais abaixo insere todas as matérias primas que seu produto. Desde os tecidos até aviamentos e acessórios, detalhando o consumo, a % de perda.
(EX: Etiquetas, botão, tecido principal, tecido secundário, tags, etc.)

2.Frisos:
Neste local você detalha todos os friso que sua peça possui. Informando o tipo de tecido com suas medidas, larguras e gramaturas.

3.Valores para facção.
Aqui você irá definir os valores pagos para as facções. Detalhando o valor individual por processo e operação. Assim sendo possível ter um controle maior sobre o valor pago para seus fornecedores de serviço.

4.Sequencia e detalhamento de produção:
Neste local você define quais as etapas de produção que sua peça é submetida. Tendo a possibilidade de detalhar cada processo com seus respectivos tempos. E ao fim podendo gerar um valor de pagamento de facções justo de acordo com a soma dos tempos do processo.

5.Imagens sobre o produto e etapas de costura:
Aqui você pode inserir qualquer imagem relevante a seu produto, como por exemplo desenho técnico, o encaixe e detalhes dos aviamentos. Assim qualquer pessoa com acesso ao sistema pode consultar as imagens para retirar dúvidas, evitando muita vezes telefones e e-mails desnecessários.
Como por exemplo o

6.Instruções de lavagem e instruções de composição:
Neste módulo você insere as instruções de lavagem/composição da peça, podendo posteriormente imprimir as etiquetas automaticamente pelo sistema. EX de lavagem:
Não passar, Lavar a mão, Secar a sombra,etc…Ex de composição:60% poliester, 40% cotton.

8.Impressão da ficha técnica.
Ao fim da ficha técnica preenchida você consegue imprimi-la com todos os dados completos e organizados. Podendo assim distribuilas aos setores que necessitam da mesma, evitando muitas vezes ligações ou e-mails.

 

se você quer mais informações sobre a ficha técnica veja

Ficha Técnica de Confecção

 

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>