Treinamento Completo Ficha técnica no Rz PCP Confecção

Este é um treinamento do Erp para confecção, neste post vamos mostrar como utilizar o módulo de ficha técnica e todas as suas particularidades.
Todos os detalhes da peças são definidos na ficha técnica, desde seus insumos, tempos e métodos até as sequências de produção e valores de mão de obra.

 

Para acessar a ficha técnica você deve abrir o programa RZ PCP Confecção, cadastrar, ficha técnica da mercadoria. Com a tela aberta você localiza na parte superior a esquerda de sua tela o campo RefA: Neste local você digita sua refêrencia (que já deve estar cadastrada no erp) e pressiona a tecla ENTER.
Após o item localizado vamos começar a definir as cores de seu produto:
Em Cores disponíveis na coluna Cod.Cor vamos digitar o código da cor que desejamos vincular a mercadoria, caso você ainda não possua a cor cadastrada basta minizar a tela de ficha técnica, ainda no pcp confeccao acessar o seguinte menu: Cadastrar->Diversos->Cores.
Cadastro de Cores:
Para se cadastrar uma cor é muito simples, basta pressionar o botão + e preencher os campos Cod.Cor e Cor. Se desejar pode definir o código pantone.
Agora você já consegue vincular sua cor recem cadastrada na ficha técnica.
Após definido as cores de seu produto você deve definir quais as grades do mesmo: Em grades disponíveis na Coluna Grade você simplesmente digita o tamanho desejado. As grades são pré-definidas por nossa equipe de suporte na implantação, caso você deseja alterar ou inserir uma nova grade basta entrar em contato com a rz Sistemas.
Até o momento já temos definido as cores e grades de nosso produto. Agora vamos começar a inserir os insumos que o mesmo irá consumir.
Para conseguir definir os insumos devemos cadastrar as matérias primas.
Para isso você deve acessar o Rz-Erp->Cadastrar->Mercadorias.
Pressionar o botão + habilitar o campo Mat. Prima e preencher os demais campos obrigatórios que o sistema exige. Neste exemplo cadastrei a matéria prima Meia Malha.
Agora que você já sabe como cadastrar os insumos vamos vinculá-los a ficha técnica de nosso produto. Voltando a tela de ficha técnica digitamos o código da matéria prima (caso você não lembrar do código basta digitar parcialemente e pressionar a tecla ENTER que o sistema abre uma tela de busca avançada com vários filtros(RefA, Descrição, Grupo de Mercadoria, ETC), ao localizar o item basta dar um duplo clique)
Após digitado o código do insumo você deve definir o tipo de variação daquele insumo (por exemplo: o tecido geralmente é o tipo de variação 1-Cor, ou seja cada cor do produto possui o mesmo tecido com sua respectiva cor. Outro exemplo é uma etiqueta de tamanhos que geralmente é o tipo de variação 2-Grade, ou seja, cada tamanho da minha referencia vai posuir um insumo de etiqueta). Estas variações servem para lhe auxiliar na hora de fazer a ficha técnica, pois ao definir uma variação por cor por exemplo e o sistema não encontrar o insumo cadastrado naquela cor desejada, o mesmo já irá cadastra-lá, evitando assim o trabalho de ter que acessar o Rz Erp e cadastrar um novo insumo.
Após definido o tipo de variação você deve colocar a quantidade de consumo para 1 peça, depois definir o custo unitário da matéria prima, definir uma % ADICIONAL de perda,
definir o local de baixa de estoque (tecidos devem ser definidos como 0-Enfesto e aviamentos devem ser definidos como 1-Remessa para facção), caso o local de baixa de estoque for “1-Remessa para facção” deve-se definir em qual sequência de produção vai ser baixado aquele aviamento.

Para cadastrar as sequências de produção você acessa o Rz pcp Confecção->Cadastrar->Diversos->Sequência de Produção->Sequência de Produção, nesta tela pressionar o botão + para inserir uma nova sequência definir um código e um nome para a sequência.(Usarei como exemplo as sequências de produção )

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>