Ordem de Corte

A Ordem de corte é a etapa inicial de produção, onde é feito toda a programação de enfesto e corte das referências. Neste momento se define quais produtos, cores e tamanhos serão cortados, quais tecidos e aviamentos serão utilizados, quais frisos serão necessários e por quais etapas aquele lote de produção irá passar.
Caso você utilize uma planilha em excel para fazer a ordem coloque todas as informações necessárias na planilha como por exemplo, cor , tamanho , tecido a ser utilizado , quantidade de folhas a ser utilizada no enfesto e eventuais detalhes que o enfestador deve saber para efetuar esta etapa de produção.

Quanto você utiliza um CAD para confecção como Rz CAD Têxtil fica mais fácil montar a ordem de corte, pois o sistema no módulo de encaixe ou risco te da as informações de qual a quantidade de peças que serão cortadas por camada de tecido, alem do comprimento do enfesto, propiciando assim ganho de tempo até mesmo para a montagem da ordem de corte, alem de propiciar economia de tecido e velocidade impressionamento para o corte.

Caso você utilize um software ERP para confecção como o Rz PCP Confecção o trabalho é mais fácil , pois no software você insere a quantidade de peças por folha , informação esta que pode vir do CAD para confecção  e o sistema calcula praticamente o restante das informações necessárias como tecidos e outras matérias primas para você baseado na ficha técnica.
janela da ordem de corte no ERP Para Confeçcão , Rz PCP Confecção

 

Calculando necessidades de matérias primas na ordem de corte para produção de roupas

Com as informações do que peças de roupas queremos produzir a próxima etapa é gerar a necessidade de insumos ou matérias primas, que nada mais é que a quantidade de tecidos e aviamentos necessários para se produzir o esperado. Neste momento o sistema já calcula a quantidade necessária para a ordem e desconta as reservas em aberto de outras ordens e gera um futuro saldo, então você já consegue ter uma perspectiva de estoque futuro de matérias primas .

Demanda de matérias primas no PCP Confecção

 

Reserva de estoque de matérias primas na Ordem de Corte

Uma vez calculada a necessidade de insumos para a ordem de corte em questão deve-se efetuar as reservas de estoque de matérias primas, com isso o estoque de matérias primas fica reservado para que haja garantia que outra ordem de corte utilizara os mesmos insumos reservados por esta ordem.

Em nosso ERP para confecção é possível fazer o controle de estoque por volumes, para isso basta adicionar em cada rolo de tecido um código de barras único , este recurso evita que existam falhas no controle de estoque de matérias primas.

Após a ordem de corte ser finalmente pronta, chega a hora de enfestar a peça, estendendo o tecido na mesa e cortando as peças seja como uma maquina de corte manual, ou robo de corte popularmente chamada de maquina para corte automático de tecido

 

Reserva de Estoque gerado a partir da ordem de Corte no PCP Confecção

 

Ordem de Corte Treinamento e Planilha para Download

Caso você queira ter um treinamento completo de como utilizar este módulo do software  Rz PCP Confecção, ou baixar um modelo de ordem de corte em Excel veja este link https://www.sistemaparaconfeccao.com.br/ordem-de-corte-treinamento/