Sistema ERP para malharia: o que é e como funciona?

Uma malharia nada mais é que uma indústria de confecção ou têxtil porem especializada em roupas algodão, um sistema de ERP para Malharias auxilia na eficiência e agilidade para confecção. É um software que possibilita o controle de produção, formação de preços de venda, pedidos e possibilita monitorar todas as etapas para a fabricação da peça final, como corte, enfesto, facção e expedição.
Uma empresa de malharia necessita seguir alguns pontos básicos como planejamento de compras, gerenciamento de estoque e chão de fábrica, definição de preço de venda, prazo de entrega e garantia de qualidade do produto. O sistema ERP possibilita realizar tudo isso de forma organizada e auxilia no crescimento de pequenas empresas, tornando-as grandes, a partir de informações precisas e eficientes.
A seguir, iremos demonstrar passo a passo de como funciona o fluxo de produção em nosso software ERP.

Como funciona o sistema de ERP para malharia:

Cadastro de clientes e fornecedores

Primeiramente é necessário efetuar o cadastro de clientes, fornecedores, transportadoras e representantes. Em nosso sistema de ERP para malharia, o cadastro é individual para cada um, porem com um mesmo cadastro o cliente pode ser um fornecedor, um representante ou uma transportadora facilitando assim os cadastros pois os dados fiscais são compartilhados entre os cadastros.
Para facilidade e agilidade no cadastramento, é possível obter os dados pelo Sintegra a partir do CNPJ, com isso o sistema preencherá tudo automaticamente para você.

Cadastro de mercadoria e matéria-prima

Nesta etapa, é preciso inserir todos os dados referentes ao produto, como referências, descrições, cores, grades, tabelas de preços e dados fiscais. Além disso, é necessário cadastrar as matérias-primas a serem utilizadas no sistema de controle de produção.

Cadastro da ficha técnica do produto

Este é o momento de inserir toda a composição do produto, com informação sobre as matérias-primas utilizadas, etapas de produção, tempo de processo, valores de custo, valores de industrialização, instruções de conservação e frisos.
Os cálculos e sequências de produção utilizados na ficha técnica serão baseados nas informações do fluxo de controle de produção, portanto é fundamental que os dados inseridos nessa etapa sejam revisados.

Formação do preço de venda

Depois que o cadastro da ficha técnica do produto estiver pronto, será possível formar o preço de venda e definir uma margem de lucro sobre o valor de venda e custo, considerando, inclusive, os impostos e os percentuais de encargos da empresa.

Lançamento de pedidos

Para fazer o lançamento de pedidos pelo software de malharia, é preciso informar o cliente, o representante com a porcentagem da comissão, a transportadora e formas de pagamento. Posteriormente, o sistema irá gerar informações sobre a comissão dos representantes e informações do valor após o faturamento do pedido. Por último, será possível definir a previsão de entrega e tabela de preço do pedido.
Após esta etapa preenchida, deverá inserir as quantidades, cores e grades das referências do produto.

Necessidade de produção de malharia

O sistema para malharias possibilita gerar um relatório chamado de “demanda de produção”, ou seja, ele reúne todas as etapas e operações realizadas, e assim, compara com os pedidos. Posteriormente, é possível ter uma posição sobre o futuro estoque. Desta forma, você saberá se precisará fabricar ou não determinada cor e tamanho do produto.

Ordem de produção

Após a análise de todas as etapas anteriores, a produção poderá ser iniciada, começando pela ordem de corte e em sequência todo o roteiro de produção que foi definido na ficha técnica do produto.

Ordem de corte

A ordem de corte é a primeira etapa da produção, pois é nela que são informadas a referência, grades de encaixe e cores que deseja executar. Após a definição desses dados, o software para malharias faz o cálculo e reserva todas as matérias-primas necessárias para a produção da ordem de corte, baseado na ficha técnica do produto.

Demanda de matérias primas

Após o lançamento das ordens de cortes, será possível calcular a demanda de matéria-prima, ou seja, se será preciso comprar ou não mais insumos para produzir tudo o que programou.
Também nesta etapa, o sistema ERP centraliza os pedidos de compra em aberto e as reservas de matérias-primas já realizadas e, por fim, calcula o futuro saldo de cada insumo, e caso necessário, pode-se lançar um pedido de compra aos fornecedores.

Enfesto

Depois de finalizar a ordem de corte, deverá ser gerado o enfesto, ou seja, informar ao sistema que a mesma foi cortada. Desta forma o software ERP importa o que foi definido na ordem de corte e avalia o estoque dos tecidos utilizados e reservados.

Remessa para facção

O sistema para malharias ERP contém todos os processos sequenciais e integrados, gerando assim informações concretas e precisas. Portanto, logo após a finalização do enfesto, deverá ser realizada a remessa para facção, ou seja, a ordem de produção efetuada por terceiros. Com isso, é possível fazer o controle do saldo a receber, estoque de produtos de terceiros e o valor a ser pago à cada fornecedor.

Separação e expedição de pedido

Após a finalização de todas as etapas anteriores e produção, inicia-se a preparação dos pedidos no setor de expedição e faturamento parcial, pois mesmo que não esteja tudo produzido, é possível faturar o produto e enviar o que está pronto.

Faturamento e emissão de nota fiscal

A nota fiscal para envio é feita após a separação dos produtos. Ao abrir o pedido desejado, o sistema autoriza o uso da nota fiscal eletrônica e os produtos ficarão prontos para despacho, gerando todas as informações relacionadas ao estoque, comissões de representantes, custos do produto e transportadoras e informações contábeis que serão posteriormente enviadas para atender requisitos fiscais.

 

Para saber mais, entre em contato conosco e solicite uma demonstração de nosso sistema para malharias ERP.