Ordem de Corte – Treinamento Rz PCP Confecção

Este é um treinamento do ERP para confecção Rz PCP Confecção, neste post vamos mostrar como utilizar a  Ordem de corte deste Erp para confecção que é a etapa inicial de produção, onde é feito toda a programação de enfesto e corte das referências. Neste momento se define quais produtos, cores e tamanhos serão cortados, quais tecidos e aviamentos serão utilizados, quais frisos serão necessários e por quais etapas aquele lote de produção irá passar. A seguir irei explicar passa a passo como se gerar uma ordem de corte no Rz PCP Confecção:
Para iniciar o uso da Ordem de corte você deve acessar o sistema de controle de produção Rz PCP Confecção ir no menu Cortes/Enfestos e acessar o módulo de Ordem de Corte. Ao iniciar a ordem de corte você deve definir um prazo de corte, definir uma observação geral e se desejar definir um código de lote que irá ser seguido em todas as etapas de produção vinculadas a esta ordem de corte.
Após definido os dados gerais da ordem vamos começar a inserir quais mercadorias serão utilizadas.
Depois de inserir a referência você deve informar as quantidades por grade que deram no seu encaixe, o tipo de tecido utilizado, a parte da peça e a quantidade de folhas desejadas. Caso o produto possuir mais partes o sistema insere automaticamente. Após definido estes dados é calculado a quantidade de peças a talhar por grade e cor. Lembrando que para este calculo ocorrer automaticamente deve-se possuir todos os tecidos cadastros e vinculados a ficha técnica da referência conforme exemplo:
Cada referência na ficha técnica deve possuir o tecido vinculado a parte da peça e a opção “Importar Tecido para a Ordem de Corte” habilitada. Para o calculo de frisos acontecer também deve ser definido na ficha técnica os frisos por cor.

A próxima etapa é gerar a necessidade de insumos, que nada mais é que a quantidade de tecidos e aviamentos necessários para se produzir o esperado. Neste momento o sistema já calcula a quantidade necessária para a ordem e desconta as reservas em aberto de outras ordens e gera um futuro saldo, então você já consegue ter uma perspectiva de estoque futuro de insumo. É possível também se fazer a adição ou substituição de insumos diretamente na ordem de corte. Por exemplo o produto A utiliza o tecido B, porém no momento do corte não possui o tecido B em estoque, então irei utilizar um tecido C que é semelhante e muito próximo ao tecido B.

Após as necessidades de insumos calculadas deve-se efetuar as reservas de estoque de matérias primas.
Dentro do Rz PCP COnfecção a duas maneiras de se fazer uma reserva de insumos:
-A primeira opção reserva todos os insumos automaticamente de acordo com a necessidade calculada.
-A segunda opção é quando o cliente possui o controle de estoque por volumes, por exemplo cada rolo de tecido possui um código único e a reserva deve ser feita com leitor de código de barras bipando e conferindo todos os volumes necessários individualmente. Para se efetuar a reserva de volumes deve-se acessar o menu Estoque
Físico->Reservar Matérias Prima O.C. Volumes, abrir a ordem de corte desejada e começar a leitura de código de barras. As reservas são baixadas simultaneamente de acordo com os processos feitos, como por exemplo: a reserva do tecido será baixada quando for feito o enfesto e a reserva
de etiquetas será baixada quando for efetuada a remessa para facção na sequência costura.A duas opções de se finalizar uma ordem corte que são:
– Ordem importada integralmente para o enfesto:
Nesta opção o sistema só finaliza a ordem de corte quando a mesma for importada integralmente para o enfesto.(Pode-se ter vários enfestos vinculados a mesma ordem);
– Ordem importada parcialmente para o enfesto:
Nesta opção o sistema ignora as quantidade e uma vez que a ordem é importada para o enfesto o mesmo já efetua finalização da Ordem.

É possível se gerar um relatório com a relação de ordens de corte feitas, em aberto ou já finalizadas. Acessando o Rz PCP Confecção menu Relatórios->Cortes/Enfestos->Ordens de Corte.

2 Responses to “Ordem de Corte – Treinamento Rz PCP Confecção”

    • Boa tarde Wilter, vamos tentar entrar em contato com você no e-mail informado para fazer uma demostração do PCP para confecção e dos módulos de ordem de corte, caso queira nos passar tambem um telefone seria interessante para tentarmos contato com você.

      Responder

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>