O papel do gestor nas indústrias de confecção

A indústria de confecção é uma indústria em constante evolução e mudança. Ao longo dos anos, o papel do gestor nesse tipo de negócio foi se tornando cada vez mais importante, pois ele se tornou a figura responsável por fazer as empresas acompanharem essas mudanças.

Não é exagero afirmar que hoje o profissional mais relevante para a indústria de confecção é o gerente de produção, pois é em torno dele que todos os processos se desenvolvem e que todas as engrenagens giram.

Um gerente de produção na industria de confecção trabalha bastante, precisa ser comunicativo, e um líder nato, capaz de fazer com que as pessoas ao seu redor cumpram ordens e prazos, além de possuir conhecimento prático e teórico na área de confecção.

Vamos ver um pouco mais sobre as habilidades necessárias para esse profissional, e sobe qual é o seu papel na indústria de confecção?

O que faz um gerente de produção em uma indústria de confecção

Dentre as suas inúmeras atribuições, e a habilidade de realizar diferentes tarefas basicamente ao mesmo tempo, o gerente de produção de uma indústria de confecção é responsável, principalmente, pelos seguintes pontos:

  • Planejamento

O gerente de produção é responsável por planejar os processos de produção das peças na fábrica, controlando todas as etapas envolvidas, bem como seus prazos. Ele acompanha a execução do que foi planejado, tendo sempre em mente aquilo que havia sido proposto e sendo capaz de comparar com aquilo que está realmente sendo feito. Dessa forma, ele consegue identificar pontos de melhoria e processos que precisam ser modificados. Além de planejar, ele deve refazer os planos e ser capaz de modificar processos no meio do caminho, quando necessário.

  • Administração de responsabilidades

O gerente de produção é uma figura de referência, que assume responsabilidades fundamentais dentro da empresa. Dentre as suas responsabilidades estão a decisão em relação à compra de materiais, controle orçamentário, controle de inventário, controle de prazos, incluindo prazos de entrega, entre outros.

  • Posicionamento de liderança

O gerente de produção deve ser capaz de liderar sua equipe em direção aos objetivos planejados. Ele deve ser respeitado, sendo capaz de lidar com todos os funcionários e com diferentes tipos de profissionais, aliando duas responsabilidades, direitos, necessidades e deveres com aqueles da empresa.

  • Controle de qualidade

Cabe também ao gerente de produção a realização do controle de qualidade das peças entregues. Minimizar erros e garantir a satisfação do cliente devem ser pontos sempre presentes na mente de qualquer gerente, e em uma confecção isso é extremamente importante, pois a qualidade do produto dependente de muitos fatores, que devem ser controlados a todo o momento.

Além dessas atribuições, o gerente de produção é responsável por organizar viagens, controlar as entregas dos produtos, realizar a compra de matéria prima, dentre diversas outras atribuições.

A princípio parece muita coisa, e uma tarefa praticamente impossível. Mas ajudar o gerente de produção a desenvolver suas atividades com qualidade, existem inúmeros softwares para indústria de confecção.

A Rz Sistemas é uma empresa série e com experiência, que oferece excelentes opções de sistemas de gestão de indústrias de confecção. Para saber mais, é só entrar em contato!