ERP significa Enterprise Resource Planning, ou traduzindo para o português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial, um
ERP é um software ou sistema que controla e integra as informações de uma companhia, neste caso especificamente de uma industria têxtil e de confecção, consolidando dados das áreas de Vendas, Financeiro, Estoque, Compras, Produção e Logística e estoque em terceiros.
Centralizando as informações em um local único, evita duplicidade de informações e mantem uma base única de dados corporativos.
Como o ERP Têxtil se aplica na industria de confecção
Inicialmente, as empresas contratam um ERP para gerir as contas a pagar e receber, acompanhar as vendas e os pedidos e produção.
Mas com o passar dos anos, o ERP acabou se mostrando muito mais do que isso. O sistema serve para gerir pessoas, acompanhar e melhorar processos, e gerenciar as informações dos diversos setores da empresa.
Quando não há um sistema integrado (ERP) e as áreas fazem seus controles separados, a chance de erro na consolidação da informação final é enorme, além da falta de padronização.
A integração de dados aumenta a eficiência e a velocidade das informações e a comunicação entre os times fica muito mais fluída, inclusive com clientes e fornecedores.
O ERP ajuda também as áreas de RH e Finanças, tanto para inserção dos dados dos colaboradores, como também pagamentos.
As áreas de Vendas e Marketing também se beneficiam do software, visto que por meio do ERP também é possível acompanhar as vendas, e ter a visibilidade para criar campanhas de reversão para melhora dos resultados.
Um sistema de ERP possui vários módulos que podem ser personalizados, de acordo com as necessidades da empresa.
Módulos mais comuns em uma indústria têxtil:
- Gestão das vendas
- Gestão financeira
- Controle de facção
- Controle de estoque
- Planejamento e controle de produção (PCP)
- Ficha técnica
- CRM
- Força de Vendas
- Frente de LOJA
- SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos )
- ECF (Emissor de Cupom Fiscal)
Implantação de um sistema ERP para Confecção e Indústria Têxtil
A implantação de um sistema ERP para Confecção ou Indústria têxtil deve ser conduzido com muito cuidado, pois ao envolver muitas pessoas no processo (praticamente a empresa toda), a nova reorganização pode trazer mudanças profundas de rotina, responsabilidades e até funções de algumas áreas.
Essas mudanças normalmente trazem muitos benefícios para organização e as levam para um outro patamar de competitividade, pois através do aumento da eficiência nos processos, maiores as possibilidades de se obterem preços e margens mais competitivas também.
Como essas mudanças atingem o cerne da corporação, elas trazem uma mudança de cultura que ultrapassa a barreira de ser somente um projeto de TI, alem disso requer uma infraestrutura de TI adequada envolvendo servidores, rotinas de backup e equipe especializada para manter esta estrutura funcionando, apesar de nos ultimos tempos a ERP em nuvem vem se tornando a escolha ideal para a maioria das empresa visto que reduz o gasto com aquisição de caros servidores e diminuindo consideravelmente o custo de manutenção.
Preparação da fábrica para a implantação
A primeira coisa a fazer ao investir em um ERP Têxtil, é se organizar e preparar sua empresa para receber uma implantação com consultoria em gestão.
Mapear todos processos da sua fábrica
Será necessário mapear todos processos atuais da operação (suprimentos, corte, estoque, produção) para que a equipe responsável compreenda como seu negócio funciona. Este mapeamento de processos é feito pela empresa de ERP para a sua fábrica.
Preparar seu time para esse mapeamento
A implantação do sistema ERP Têxtil envolve todos os setores da fábrica e o ideal é que sejam implantados módulo a módulo, para que seja feito um trabalho minucioso entre o time e o consultor, para que consigam olhar o negócio além da simples utilização do software, por isso é importante orçar com a empresa que vai implantar o ERP na fabrica o custo de treinamento e se certificar que isso vai ser utilizado de maneira adequada
É importante ter um ponto focal da empresa para apoiar e liderar esse levantamento de dados.
Definir quais processos serão mapeados
A primeira coisa a fazer no mapeamento dos processos é definir um portfólio com todos processos que precisam ser mapeados na fábrica, mas não todos de uma vez só, mas focando nos processos que realmente importam e que trarão resultados rápidos.
Montar um mapa de processo para o processo escolhido
Um mapa de processo é sequência de atividades que compõe o processo, que traz informações de entrada (insumos), processamento (atividades) e saída do processo (produtos, serviços e resultados).
Verificar e validar o mapeamento do processo
Após a finalização do mapa de processo, é necessário também validar se os elementos levantados estão corretos e se fazem sentido na organização.
Também é importante checar com os funcionários e o dono do processo ou gestor da área, para validar e garantir que as pessoas o compreenderam o processo.
Modelar o processo
Esse é o momento de avaliar a eficácia do processo, já pensando e possíveis melhorias e otimizações que poderão ser feitas no processo.
É onde deve-se pensar na prática como melhorar o processo e gerar valor par aos clientes.
Implantar dos módulos de ERP Têxtil
Com as informações mapeadas e organizadas, o consultor poderá iniciar a implantação do sistema ERP na sua fábrica.
Como cada fábrica tem seu processo, não há uma padronização de implantação. O consultor irá criar um roteiro de implantação, adequado as necessidades do cliente.
O novo processo será desenhado a partir de um novo fluxo de trabalho que pode envolver automatizações de várias atividades, antes feitas manualmente e que agora serão feitas pelo ERP Têxtil.
E sua fábrica, já possui algum sistema integrado? Escreva para nós e agende uma visita para conhecer o ERP para Confecção e Têxtil da RZ Sistemas.