Controle de terceiros em uma oficina de costura

Nos dias de hoje, o mercado está cada vez mais competitivo, mesmo para as indústrias de costura. A exigência para a qualidade do produto só cresce, e os consumidores exigem que esse produto esteja cada vez mais rápido em suas mãos, com a agilidade de comunicação e dos transportes.

Para cobrir essas demandas, muitas oficinas de costura se voltam para parcerias com outras empresas para terceirizar alguma etapa da produção. Isso garante agilidade, e ainda que a demanda crescente da empresa seja cumprida.

Mas como garantir que o serviço está sendo feito com qualidade? Como realizar o controle de terceiros em uma oficina de costura?

Controle de qualidade de terceiros

O controle de qualidade de terceiros pode ser feito a qualquer momento da produção, porém, é muito indicado que ele seja realizado em pelo menos três fases da produção: uma no período anterior ao envio do material; pelo menos uma vez durante o serviço terceirizado, preferencialmente em algum ponto entre 15 e 80% da produção completa; e uma inspeção próxima à finalização do serviço, quando pelo menos 80% da produção está empacotada e pronta.

A seguir, daremos algumas dicas sobre como realizar o controle de terceiros em uma oficina de costura.

• Inspeção do material antes do envio para terceiros

Uma das melhores soluções para controle de qualidade de terceiros é a inspeção do produto antes que eles deixem a sua oficina de costura. Só assim você consegue garantir que os produtos saíram da oficina nas condições ideais, e pode exigir que eles retornem dentro do padrão esperado.

• Ter um funcionário presente no local de realização das atividades terceirizadas

Muitas vezes, não é possível que um funcionário da oficina esteja o tempo todo supervisionando as atividades no parceiro. Às vezes é possível enviar um funcionário para controlar as atividades terceirizadas, e nesses casos, a eficiência e a qualidade do controle de terceiros se dará principalmente pela acurácia dos relatórios produzidos por eles.

• Definir os padrões de qualidade aceitos pela sua oficina de costura

As medidas corretas das peças é um dos pontos do controle de qualidade mais importantes para uma oficina de costura. O controle de qualidade de terceiros deve sempre incluir as medidas das peças, que devem ser padronizadas, conferidas e treinadas sempre antes do inspetor realizar a visita no unidade terceirizada.

• Usar um sistema padronizado com ACL

Muitas companhias especializadas no controle de terceiros utilizam de sistemas com controle ACL (Lista de controle de acesso), que permite otimização do tempo da inspeção, reduz o seu custo, e resulta em resultados mais confiáveis em relação ao relatório do controle de qualidade. Isso porque o uso desse tipo de sistema permite uma inspeção sistematizada, além de permitir a definição clara de cada item da inspeção, evitando assim o viés de interpretação de cada analista, padronizando a inspeção e aumentando sua eficácia.

A Rz sistemas possui módulos em seus sistemas para controle de terceiros, que podem facilitar e muito a vida da sua empresa, reduzindo tempo e custo de inspeção, e resultando, principalmente, em uma alta qualidade do seu produto.

Isso se refletirá diretamente nas vendas, e no crescimento do seu negócio. Agora que você sabe a importância do controle de terceiros para uma oficina de costura, é só entrar em contato com a Rz sistemas que nós ajudamos com o resto!