Como montar uma confecção

Montar uma confecção é o sonho dos muitos brasileiros e brasileiras, alias montar o próprio negócio é o desejo de 28% dos brasileiros.
Dentre os negócios procurados pelos brasileiros montar uma confecção é um dos negócios mais procurados , afinal quem não sonha com sua marca ou seu próprio nome estampado no peito de milhares de pessoas, ou até mesmo brilhando nas passarelas mundo afora.
Mais afinal oque devo fazer para montar uma confecção?

Planejamento para montar uma confecção

O primeiro passo para montar seu próprio negócio começa pelo planejamento do negócio em si, isso envolve algumas perguntas básicas como por exemplo qual o foco deste negócio?
Neste caso em especial já temos definido oque vamos fazer, ou seja vamos abrir uma confecção, falta agora verificar a viabilidade econômica do negócio.

Montar uma confecção exige o planejamento de qual segmento dentro da industria de confecções iremos atuar, ou seja qual a linha de produtos iremos produzir e para qual publico iremos vende-lo, pois podemos trabalhar no segmento de private Label, uniformes escolares, uniformes profissionais, podemos vender para grandes magazines, ter marca própria em vender em loja própria, fazer alta costura, moda teen, linha bebe, linha infantil, adulto, plus size, maios e biquínis, moda intima, pijamas, calças e roupas jeans ou podemos tentar fazer um pouco de tudo exposto acima apesar disto ser muito difícil e nunca conheci uma confecção que fizesse com eficiência todas as linhas acima. Enfim existe uma gama de segmentos a serem explorados dentro do mercado de confecção.

Após definido em qual ou quais segmentos sua confecção vai atuar é hora de fazer um estudo de mercado para verificar qual seu diferencial competitivo neste mercado e verificar qual  o preço praticado pela concorrência e se você vai conseguir entregar a mesma qualidade por um preço de venda competitivo para a loja que vendera a peça ao cliente final verificando se margem de lucro vai ficar dentro da faixa que você definiu.

Tendo uma base de preço praticado pelas outras confecções é importante verificar quem vai vender seus produtos , que na grande maioria dos casos esta venda é feita pelos representantes comerciais.

 

Verificação da cadeia de fornecedores e facções

No processo produtivo de uma confecção são necessários muitos insumos e a peça antes de ficar pronta passa por muitos processos internos e terceirizados para ficar pronta.

Montar uma confecção inicialmente com todos os processos internos exige muito capital para aquisição de maquinas de costura, enfestadeiras, maquinas de corte, teares, maquinas para tingimento de tecido, sistemas para controle de produção, criação de modelagem e aproveitamento de tecido, maquinas de bordado, estamparia alem de computadores e centenas de outros itens necessários para produzir a peça totalmente dentro da própria confecção.

Devido a esta enorme quantidade de maquinas e processos que uma peça tem que passar para ficar pronta a industria de confecção e têxtil é líder em terceirizar serviços como facção, bordados, estamparia, tingimento e tecelagem.

Assim se consegue reduzir o investimento inicial para a montagem da confecção e também  os custos fixos com folha de pagamento e encargos trabalhistas.

Verificar os fornecedores de tecido e aviamentos também é vital para o sucesso da confecção, afinal boa parte da qualidade de sua peça final vão ser devido ao tecido utilizado bem como os aviamentos na produção da peça.

Organizando e controlando a confecção

Após o estudo inicial do negócio se você já viu que é viável montar uma confecção, chega a hora de controlar sua confecção, e para isso alem de um bom gestor é necessário ter em mãos uma ferramenta de gestão como um bom sistema ERP Têxtil , e ai que começa o trabalho mais complicado controlar toda a produção da confecção, gerenciar representantes, fazer um bom controle financeiro empresarial com um bom fluxo de caixa para evitar pagar juros e ter despesas financeiras elevadas,  controlar o estoque de peças prontas, estoque de matérias primas, controlar facções de costura e serviços terceirizados, criar a modelagem e otimizar o aproveitamento de tecido como um encaixe eficiente.

Por isso conte com a Rz Sistemas para ajudar a controlar sua confecção, desde a elaboração da modelagem da peça piloto até o despacho da peça final para seu cliente

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>