Como garantir a qualidade dos produtos da indústria de confecção

A gestão de qualidade em uma indústria de confecção é fundamental, pois apenas produtos e peças de qualidade são capazes de vender, gerar lucro e conquistar uma base de clientes sólida.

Caso o produto não seja desenvolvido dentro dos padrões de qualidade que o mercado espera, o negócio é engolido pela concorrência e reduz significativamente suas vendas.

Para que a qualidade das peças seja garantida, é preciso desenvolver um sistema de gerenciamento de qualidade que envolva todo o processo de produção, começando com a compra dos materiais para a confecção e terminando no cliente de varejo.

Essa tarefa não é fácil, mas é totalmente possível, principalmente se você tiver em mente alguns passos e dicas fundamentais, que vamos te mostrar a seguir!

Passos para um bom gerenciamento de qualidade em indústria de confecção

Com algumas medidas estratégicas, é possível garantir a qualidade do seu produto e se posicionar na liderança do mercado, veja só:

  1. Invista na contratação

A qualidade do seu time reflete diretamente na qualidade do seu produto. Contrate pessoas com experiência da indústria de confecção, de preferência algumas que tenham experiência em gestão. É claro que alguns dos seus empregados podem ser sazonais, dependendo da demanda, mas você precisa ter um time principal composto de empregados consistentes e de qualidade.

  1. Faça treinamentos constantes de pessoal

Novos empregados, e mesmo os mais antigos, devem ser constantemente treinados em relação ao controle de qualidade dentro da empresa. É muito difícil exigir que seu empregado trabalhe de uma forma se você não ensina a ele como fazer. Com alguns treinamentos periódicos você garante que todos os funcionários da empresa então alinhados com as expectativas da empresa e com as exigências do mercado.

  1. Inspecione seus produtos constantemente

Crie uma rotina de inspeção das peças em diversas etapas do processo de produção. Não inspecione apenas um tipo de produto, e não deixa para realizar inspeções apenas nas etapas finais. Todos os tipos de produtos devem ser inspecionados, e etapas mais inicias de produção também devem ser incluídas nessas inspeções, pois quanto mais cedo um erro é identificado, mais fácil é de consertá-lo e seguir em frente com menores danos.

  1. Cerque-se de empresas de qualidade

Muitas vezes, a qualidade do produto final não depende apenas da sua empresa e dos seus funcionários, mas de parceiros, como vendedores e fornecedores. Procure profissionais com boas reputações, que já possuem experiência e cujo trabalho você conheça e confie.

  1. Faça pesquisas de satisfação

O maior juiz da qualidade do seu produto é o cliente, o consumidor final. Não adianta nada todas as etapas anteriores se no final das contas, o cliente não compra seu produto. Logo, ouvir dele o que ele pensa da qualidade que você entrega é fundamental. Criar um fluxo de devolutivas com os varejistas que trabalham com você pode ser uma boa forma de perceber como o mercado recebe seus produtos, e de identificar possíveis formas de melhoria.

Tudo é uma questão de organização, e a gestão de qualidade não é diferente. Para te ajudar com isso, diversos sistemas existem no mercado, como os que a Rz Sistemas oferece. Entre e contato e saiba mais!