Como controlar o fluxo de caixa da sua empresa de confecção

O dinheiro ainda é o que move as empresas e indústria de confecção. Como diz o velho ditado dos negócios, o “dinheiro é rei”. Por sua importância vital em qualquer companhia, o controle do fluxo de caixa, que é basicamente o controle do dinheiro que entra e que sai do caixa de uma companhia, é parte fundamental da administração de qualquer negócio.
Principalmente para pequenas e médias empresas, o controle do fluxo de caixa é um elemento crítico de sucesso. Sem um balanço positivo no caixa, todos os esforços vão pelo ralo, e todo o lucro é em vão.
Grandes empresas do setor têxtil já declararam falência por não ter um controle de fluxo de caixa correto, e por ter mais dinheiro saindo do que entrando na companhia. A administração do dinheiro é o que torna a empresa competitiva, que permite investimentos, o bom funcionamento da empresa, e, principalmente, seu crescimento.
Uma das principais causas de falência no mundo, o fluxo de caixa é tão importante, que trouxemos aqui algumas dicas para controle de fluxo de caixa que toda empresa deve praticar para garantir o sucesso do negócio.

Veja aqui 6 dicas para melhorar o controle de fluxo de caixa na sua empresa

Existem inúmeras receitas de sucesso espalhas por ai, mas a dura verdade é que é realmente difícil controlar o fluxo de caixa de uma empresa. Mas isso não é motivo para preocupação, pois o controle do fluxo de caixa é um processo constante, e pode sempre ser melhorado.
Trouxemos algumas dicas para te ajudar a controlar o fluxo de caixa da sua empresa e facilitar um pouco a sua vida.

1. Faça com que as suas despesas sejam fixas

Ter despesas fixas é muito difícil, principalmente dependendo da natureza do seu negócio, pois muitas vezes as necessidades da empresa variam de acordo com o mercado, que pode mudar a cada mês.
No entanto, é importante tentar manter pelo menos um valor fixo para gastar com cada coisa. Por mais que você deseje modificar a forma de divulgação da sua marca e onde investir em publicidade, tente pelo menos gastar a mesma quantidade com isso todos os meses.
O mesmo se aplica para matéria prima para confecção de itens, contratação de novos funcionários, investimento em melhoria de equipamentos, entre outros. Conseguir prever os gastos fixos da empresa é o primeiro elemento do controle de fluxo de caixa.

2. Tenha um contador

Ter um contador ao seu lado significa ter alguém de fora capaz de perceber onde estão suas fraquezas, e onde o seu controle de fluxo de caixa pode melhorar, dando dicas e transformando esse processo em algo menos penoso.
Quanto mais dificuldade uma empresa tem em controlar seu fluxo de caixa, mais benefícios ela ganha ao contratar um contador.

3. Reduza as suas despesas

Esse item parece óbvio, mas muitas vezes não é. Parte fundamental para um bom controle de fluxo de caixa é estar sempre procurando o melhor valor para o seu dinheiro. Isso não significa necessariamente comprar sempre o que tiver de mais barato no mercado, mas sim investir em algo que realmente trará retorno, e que faça seu dinheiro valer a pena.
Para isso, uma pesquisa de mercado, mesmo para as coisas aparentemente mais simples, é muito importante.

4. Foque nas vendas ao invés de focar apenas na produção

Mesmo quando a produção está indo de vento em poupa, às vezes é preciso parar essa produção para dar um enfoque maior às vendas. Dessa forma, a mercadoria sai do estoque, o dinheiro entra, e a empresa fica com mais capital de giro para reinvestir e crescer.

5. Busque ativamente novos modos de ganhar dinheiro

Muitas vezes, aumentar a produção não é o suficiente, e o necessário é encontrar novos nichos para a venda – vide item anterior. Logo, o importante é sempre estar ativamente buscando novos mercados, novas parcerias, novos nichos para os seus produtos, e novas formas de fazer o dinheiro girar, mais especificamente, entrar no caixa da sua empresa.

6. Utilize um software de controle

Muitas vezes, dar conta de tudo isso sozinho é muito difícil, ou mesmo impossível. Ainda mais quando lidamos com números, e quando tudo deve ser preciso e contado aos mínimos detalhes. Registros humanos são sujeitos a falhas, por isso, o uso de softwares de controle é fundamental para o manejo correto do fluxo de caixa.
Para isso, conte com a Rz Sistemas, que possui softwares de controle para a sua empresa que irão ajudar no controle do fluxo de caixa da sua empresa e contribuir para o seu crescimento. Entre em contato e confira as nossas opções!