Saiba como fazer a gestão de estoques integrada desde a matéria prima até o produto acabado na sua confecção

Controlar bem o estoque de uma indústria têxtil exige muita atenção em diversos setores, como compras, suprimentos, matéria prima. Nem sempre as áreas responsáveis se conversam a tempo e a falta de um sistema ERP têxtil para gerenciar tudo isso é um grande problema.

Imagina que a área de estilo esteja planejando uma nova coleção e já saiba quais materiais deseja utilizar para produção das peças.

Nem sempre o que as estilistas desenvolvem tem estoque, ou talvez tenha parcialmente. Se não houver uma comunicação direta entre a fábrica e o estilo, grandes as chances de que sejam comprados matéria prima a mais ou a menos, por falta de controle.

E estoque parado é dinheiro perdido!

O controle de estoque na indústria têxtil tem alguns processos específicos para atender a cadeia de produção.

A ficha técnica é o primeiro arquivo compartilhado entre a fábrica e o estilo, onde são especificados todos insumos necessários para produção, como tecido, aviamentos, pedrarias, o que for necessário para o produto acabado.

Após a análise das fichas, entra o levantamento da matéria-prima existente e a faltante.

Para calcular o necessário total para aquela produção, é muito importante ter um sistema informatizado que já traga essas informações.

Um sistema de gestão da indústria têxtil deve conter informações como ordem de corte, corte do enfesto e a quantidade a ser produzida.

Após a produção

Depois de prontas as peças, deve existir um sistema de estoque de roupas acabadas, para facilitar o controle de vendas, que normalmente é feito com por meio de um código de barras, que separa as peças de acordo com suas categorias.

Como essa cadeia entre matéria prima e insumo até venda as peças prontas é um processo bastante complexo, é importante sistema de gestão integrada contenha algumas funções importantes:

 

Sistema de organização do estoque na confecção

O sistema de organização para o controle de estoque ajuda a agilizar o time da produção, visto que se utiliza da demarcação dos insumos mais usados em lugares de fácil acesso, e os menos utilizados, armazenados em local apropriado, mas também com facilidade de acesso.

 

 

Atualização constante do estoque

A rotina de atualização de controle de estoque tem que ser contínua, para que a cadeia produtiva não tenha paradas.

Indústrias que utilizam sistemas não informatizados dependem de anotações manuais e nesse sentido, acabam dando muita margem a erros.

A utilização de um ERP Têxtil que atenda a todas essas necessidades é de suma importância.

Como o giro de matéria primas é muito alto, um sistema de gestão integrada ajuda na movimentação dos estoques e entrega maior celeridade a logística nos processos de produção.

 

Reposição do estoque

O sistema de controle de estoque prevê a reposição das matérias-primas e insumos comparando a quantidade atual com a demanda exigida.

A falta de matéria prima afeta drasticamente a produção e exige muito cuidado do time de armazenamento.

Dar atenção a rotatividade do estoque melhora sensivelmente a produtividade da indústria, sem causar atrasos no processo.

 

Inventário do estoque

O inventário físico é um ponto muito importante de um negócio têxtil.

Lojas que trabalham com atacado principalmente precisam de uma gestão apurada de seus estoques.

Estabelecendo um sistema de controle, fica fácil detectar qualquer falha humana ou mesmo qualquer tipo de fraude nos envolvidos na produção e no armazenamento,

Um bom software tem que oferecer possibilidade de relatórios, atualização dos itens, rastreamento dos insumos, tudo de forma simples através do código de barras.

Sua fábrica já utiliza algum sistema de gestão? Clique aqui para conhecer nossa solução focada na indústria têxtil e agende um bate papo com nossos especialistas!