Como melhorar a gestão da confecção de roupas?

Gestão empresarial! Essas duas simples palavras juntas significam muito para qualquer indústria; quando falamos da têxtil, das confecções de roupas, precisamos entender que esse segmento de mercado existe há muito tempo, mesmo antes da revolução industrial, claro que em proporções menores; o fato de ser algo presente em todo o mundo há tanto tempo mostra a necessidade de sempre olhar para o futuro e ter uma boa gestão para se destacar em meio à concorrência.

Mas se essa indústria é algo tão antigo ainda é possível inovar e destacar-se? Afinal, como melhorar a gestão da confecção? Como melhorar os processos e os resultados? Talvez sejam essas suas perguntas, todavia tenha calma e veja três formas de como conseguir todas essas respostas!

1.  Tenha sempre bem divididos os segmentos da confecção

Pensar em uma confecção de roupas e não lembrar de muito serviço e várias etapas de produção é não conhecer a fundo esse trabalho.

O comum em qualquer indústria têxtil é que quando um trabalho novo inicia, ele seja grande, possua vários pedidos iguais, um pacote melhor dizendo. Pode ser uma fábrica que produz tecidos ou em uma confecção de roupas, as duas necessitam de muitas etapas até chegar ao produto final.

Em uma confecção a primeira parte é a graduação do molde, depois vem o corte e a costura, que também pode ser dividida. Pense, para montar uma camisa simples são necessários três partes distintas: a costura das peças cortadas, o acabamento e depois fazer as casas dos botões. Otimizar esse processo faz muito bem à indústria.

Quanto mais claro estiver todas as coisas necessárias para algum procedimento, mais fácil se torna executá-lo. Divida as seções, deixe claro cada função e que uma depende da outra. Se todas as partes de uma indústria fizerem seus trabalhos da melhor forma possível, o tempo de produção diminui, o ambiente fica mais organizado e o lucro aumenta.

2.  Conhecer sua confecção de roupas profundamente

Todo líder só ocupa esse cargo quando sabe que a sua função é gerir e fazer a empresa funcionar/prosperar, mas muito além disso, o líder precisa incentivar, orientar e ajudar cada um dentro do ambiente corporativo.

Nas confecções, essa pessoa precisa conhecer a real situação da empresa, os funcionários, as máquinas, os serviços, as demandas, as carências, conhecer tudo para poder exercer sua função como verdadeiro líder.

Quando uma confecção, quando qualquer indústria, possuí bons representantes, que sabem separar o pessoal do profissional sem desumanizar o trabalho, a gestão da confecção de roupas melhora e isso deixa de ser uma preocupação e passa a ser uma consequência.

3.  Sistematize sua confecção

Sistematizar é o mesmo que otimizar e organizar sua indústria; isso é o que uma ERP para confecção de roupas faz, ela atende às carências específicas que o setor têxtil tem e integra os processos, assim a comunicação torna-se mais assertiva e as etapas industriais são feitas de maneira correta.

Em nosso blog você pode ver qual é o melhor sistema ERP têxtil e lembre-se: ser um líder, delegar as tarefas e deixá-las sistematizadas são coisas ao seu alcance, coisas que você pode fazer organizando sua equipe, mas não fique só nisso, também siga esse terceiro passo. Uma ERP para confecção de roupas faz muito mais diferença do que você pode imaginar.

Acesse nosso site, nosso blog e torne a gestão da confecção de roupas cada vez melhor!